Óleo de peixe pode ajudar a afastar a demência

Ômega 3 presente no alimento conserva a memória

Por Minha Vida - publicado em 27/10/2011


Pesquisadores da Universidade de Northumbria, na Inglaterra, descobriram que o consumo regular de suplemento de óleo de peixe contendo o ômega 3 e o ácido graxo DHA (da família do ômega-3) pode prevenir o declínio cognitivo e a demência.

Para chegar aos resultados, os especialistas monitoraram o funcionamento mental de dois grupos de indivíduo com idades entre 18 e 35 anos - o primeiro grupo ingeriu o suplemento diariamente durante três meses, enquanto o outro fazia uma dieta normal.

Os pesquisadores observaram que os participantes que tomaram o suplemento tinham um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro durante a execução de tarefas mentais, melhorando seu desempenho cerebral. A ingestão de DHA também trouxe melhoras significativas para a memória dos participantes.

Os pesquisadores agora planejam avaliar o impacto dos suplementos rico em DHA sobre a memória e desempenho mental dos indivíduos com idades entre 50 e 70 anos.  

Descubra seu peso ideal!

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

Ômegas 3 e 6 trazem muitos benefícios para o seu coração
Os ômegas 3 e 6 são gorduras essenciais para o bom funcionamento de vários órgãos. Essas gorduras não são produzidas pelo organismo, mas devem estar presentes na alimentação, pois auxilia na queda de níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL). Além disso, apresentam importante papel em alergias e processos inflamatórios.

O ômega 3 é reconhecido como um nutriente cardioprotetor, isto é, beneficia a saúde cardiovascular. Também é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos do corpo humano: o coração e o cérebro.

No coração, diminui o risco de ataques cardíacos, pois previnem que as placas de gordura acumulem-se nas artérias. Já o cérebro é constituído por 20% de gordura, portanto o consumo de Ômega 3 e 6 é vital para deixá-lo ativo, prevenindo a falta de memória e doenças como a esclerose, Alzheimer entre outras.

Benefícios
Tanto Ômega3 quanto o 6 agregam inúmeros benefícios aos seres humanos, tais como:

1. Previnem doenças cardiovasculares;
2. Auxilia no combate a depressão;
3. Combate seqüelas de infarto;
4. Reduz lesões por esforços;
5. Auxilia no tratamento do câncer;
6. Previne arritmia cardíaca (batimento irregular);
7. Diminui a pressão sanguínea (hipertensão);
8. Aumenta a fluidez do sangue (melhora circulação);
9. Diminui as taxas de triglicerídeos e colesterol.  

Onde encontrar?
Os ômegas 3 e 6 podem ser encontrados em nozes, castanhas, amêndoas, rúcula e óleos vegetais, como azeite, milho, canola, soja e peixes (principalmente de águas profundas).

A dieta de quem come carne deve conter, em média, 2g/dia de Ômega 3. Já os vegetarianos, devem consumir o dobro, 4g/dia, pois a deficiência desse nutriente é muito maior naqueles que optaram por uma alimentação isenta de proteína animal.

Fazer suplementação é importante, principalmente para repor a deficiência de cálcio nos ossos e combater a osteoporose (principalmente mulheres na menopausa). Consulte seu nutricionista.  


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui