Consumo de carne processada aumenta o risco de câncer de pâncreas

Quem come bacon e salsicha com frequência está mais sucetível à doença

Por Minha Vida - publicado em 13/01/2012


Um estudo realizado pela Instituto Karolinska, na Suécia, aponta que comer carne processada, como bacon ou salsichas, pode causar câncer de pâncreas. O consumo de cerca de 50 gramas desse alimento (o equivalente a uma salsicha) aumenta as chances de desenvolver a doença em 19%.  

O consumo de carne vermelha processada já foi relacionado ao câncer de intestino. Também é comprovado que o consumo de carne aumenta o risco de câncer colorretal, mas ainda não se sabe muito sobre outros tipos de câncer. 

O estudo, publicado no British Journal of Cancer, analisou dados de 11 estudos e 6.643 pessoas. O risco de câncer de pâncreas aumentou em 19% para cada 50 gramas de carne processada adicionados à dieta. Com mais 100 gramas, o risco seria aumentado em 38%. 

Os pesquisadores apontam que as chances de desenvolvimento de câncer de pâncreas são baixas: um caso em 77 para homens e um em 79 para as mulheres. Mas, por ter baixos índices de sobrevida, é importante entender o que pode aumentar o risco dessa doença, para que a prevenção seja feita de maneira mais eficaz. 

Conheça os alimentos que previnem o câncer

Pessoas que se alimentam conforme os fundamentos da nutrição funcional sentem os benefícios no seu dia-a-dia. Ao invés de ingerir alimentos potencialmente cancerígenos, opte pelos que previnem a doença. Daniela Jobst, nutricionista membro do Instituto de Medicina Funcional dos EUA, ensina quais são esses alimentos e como eles ajudam a sua saúde. 

Azeite de oliva

Os polifenóis contidos no azeite extra-virgem de oliva são responsáveis por programar a morte de células cancerígenas, diminuindo a expressão de genes pró-cancerígenos. 

Brócolis

Estudos mostram que o componente sulforofano inibe a proliferação de células tumorais de modo semelhante ao do taxol e vincristina - poderosos medicamentos anticancerígenos.  

Tomate

Além de cargas de vitamina C, o tomate é uma das mais ricas fontes de licopeno flavonóide - o que lhes confere a sua cor vermelha e que demonstrou defender o organismo contra o câncer de pulmão, útero, próstata e boca. 

Espinafre

Em vários estudos verificou-se que pessoas que incluem duas ou mais porções de espinafre por semana em sua nutrição têm consideravelmente mais baixas taxas de câncer de mama e pulmão. 

Descubra seu
peso ideal

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

Alho

Os compostos de enxofre já demonstraram proteger contra o câncer, por neutralizar agentes cancerígenos e retardar o crescimento tumoral. Em estudo, investigadores descobriram que as mulheres que consomem alho pelo menos uma vez por semana, também têm uma incidência 32% menor de câncer de mama. 

Feijão

Todos os tipos de feijão são carregados com os inibidores da protease - compostos que tornam difícil para as células cancerígenas de invadir tecidos adjacentes. 

Soja

As isoflavonas contidas na soja podem afetar o desenvolvimento do câncer de mama por competir com o estrogênio do corpo na ligação aos receptores de estrógeno. As isoflavonas também podem reduzir o risco do câncer de mama através do aumento do hormônio sexual vinculado a globulina, o que reduz níveis de estrógeno no sangue. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui