Quanto mais informada uma pessoa é - usando jornais, televisão e internet - maior pode ser a sua aderência a hábitos alimentares saudáveis ligados à dieta mediterrânea, que é considerada a mais saudável do mundo. A afirmação é conclusão de um estudo do Research Laboratories at the Fondazione di Ricerca e Cura "Giovanni Paolo II", na Itália, e publicado no International Journal of Public Health.
Os dados para a pesquisa foram coletados de mais de mil pessoas, que falaram sobre saúde, estilo e vida e hábitos alimentares e completaram um questionário específico sobre o seu uso de informações vindas da TV, jornais impressos, leitura de revista e navegação na internet. Com essas informações em mãos, os pesquisadores criaram uma pontuação para apontar o nível de exposição a informações de mídia dos participantes.
Eles observaram que, quanto maior o nível de exposição à informação, maior a adesão dos participantes a hábitos-chave da dieta mediterrânea, como comer peixe fresco, frutas e comer menor quantidade de gordura animal.
Para os pesquisadores, a imprensa tem um importante papel no combate à obesidade e aos hábitos alimentares pouco saudáveis. O próximo passo do estudo será avaliar cada meio de comunicação e verificar de perto as mudanças que a internet tem causado no estilo de vida das pessoas, em especial as mais jovens, no que se refere a assuntos ligados à saúde.
Incorpore a dieta mediterrânea a sua alimentação
A alimentação mediterrânea é rica em alimentos de gordura monoinsaturada (dos óleos) e poli-insaturada (dos peixes e oleaginosas) que, ao contrário da saturada, reduzem os níveis de colesterol ruim, o LDL. Além disso, este tipo de culinária preza pelo consumo de pães integrais com massas de grão duro, vegetais crus, peixes de águas frias com alto teor de ômega-3 (como salmão, atum e bacalhau), azeitonas, amêndoas, nozes, avelãs e de azeite de oliva extra virgem.
Azeite
Pesquisadores atribuem todos os benefícios do azeite ao extraído de olivas de tipo extravirgem, que é o mais nobre, obtido na primeira prensagem das azeitonas. Ele é o campeão em gorduras monoinsaturadas que protegem o coração. Mas, nem por isso, óleos de canola, de milho, girassol ou soja são considerados vilões. Eles também garantem a sua porcentagem de defesa contra os níveis de mau colesterol.
Ômega 3
Também é um tipo de gordura boa - um ácido graxo presente na sardinha, atum, cavalinha, salmão, bacalhau, albacora e cação - que no corpo humano minimiza a ação nociva de compostos inflamatórios. A ingestão de doses elevadas deste ácido graxo é amplamente indicada para reduzir depressão, melhorar a parte cardiovascular e prevenir doenças do coração, intestino e articulações.
Cogumelos
Fungi é excelente fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais. Os do tipo shiitake, são uma variedade cheia de betaglicanas (carboidrato presente na parede celular dos cogumelos) que contribuem para afastar duas ameaças que rondam o coração: taxas de colesterol ruim e níveis de açúcar no sangue.
Oleaginosas
Uma porção diária de nozes, amêndoas ou castanhas garante a proteção do coração e combate o envelhecimento. As gorduras monoinsaturadas que estes alimentos fornecem reduzem os níveis do mau colesterol, que faz entupir as artérias e causa infarto.